PROFESSOR DO UNIFBV I WYDEN GANHA A HONRA DA CARTA PATENTE

Posted on Posted in Última Edição

O professor de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação do UniFBV | Wyden, Elyr Teixeira Alves, recebeu do Ministério da Economia uma carta patente no mês de julho. Em uma linguagem simples, uma carta patente é um documento de reconhecimento do Estado Brasileiro por uma invenção devidamente comprovada. A patente, foi desenvolvida no Laboratório de Ultrassom do Inmetro, tornando o professor o inventor da 1ª Patente do Inmetro. De acordo com Elyr, o pedido da carta foi realizado em 2008. Somente 11 anos depois que ele conseguiu receber este reconhecimento.

O professor ainda conta que além da sua conquista pessoal, o prêmio também agrega valor para a instituição de ensino. “A conquista evidencia que o UniFBV I Wyden  conta com profissionais com extrema qualidade em seu quadro técnico. Uma patente é um motivo de destaque e publicação acadêmica. Outro ganho é o marketing pessoal. Ter um título do Governo é algo muito raro no Brasil. Esse reconhecimento público abre muitas portas.” Completa Elyr.

O interessante do recebimento do título é que outras empresas no Brasil não podem comercializar o produto sem a autorização expressa dos inventores. Isso permite uma negociação de royalties para uma indústria que deseja vender o produto. Essa exclusividade fornecida pela carta patente dura 10 anos, no mínimo.

One thought on “PROFESSOR DO UNIFBV I WYDEN GANHA A HONRA DA CARTA PATENTE

  1. Parabéns professor,que o Brasil possa no futuro diminuir esse prazo para que possamos dá mais valor ao potencial de pessoas brilhantes como você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *